A Hitachi Energy, empresa global especializada em tecnologias para eletrificação, firmou contrato com a concessionária Trívia Trens, do Grupo Comporte, para o fornecimento de soluções de alimentação elétrica que atenderão as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens metropolitanos. A concessão, patrocinada pelo Governo do Estado de São Paulo, é voltada à mobilidade urbana e deverá beneficiar cerca de 1,3 milhão de passageiros por dia.
As melhorias previstas envolvem a implantação de um sistema de energia mais estável e confiável, condição essencial para a redução de intervalos entre os trens e para a oferta de um serviço mais regular ao longo das três linhas.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Com investimentos estimados em R$ 14,3 bilhões e prazo de 25 anos, a concessão do chamado Lote Alto Tietê 1 contempla a modernização e ampliação de mais de 120 quilômetros de trilhos, além da construção de oito novas estações e da modernização completa de 27 estações existentes.
“A implantação das novas subestações representa mais um passo importante na modernização da nossa infraestrutura. Essa parceria reforça nosso compromisso com a eficiência operacional e a qualidade do serviço prestado, assegurando mais estabilidade e confiabilidade para o transporte de milhares de passageiros diariamente”, afirma Tiago Augusto Alves, diretor de Implantação da Trívia Trens.
Para a Hitachi Energy, o projeto marca um avanço relevante na mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo. “É uma grande satisfação contribuir com a Trívia Trens em um projeto que representa um avanço significativo para a mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo”, destaca Glauco Freitas, presidente da Hitachi Energy no Brasil. “Com nossa expertise em soluções de rede e infraestrutura elétrica, vamos apoiar a construção de um sistema mais eficiente, seguro e sustentável, com potencial de transformar a experiência de deslocamento diário de 1,3 milhão de pessoas.”
O escopo do contrato inclui soluções de conexão à rede de alta tensão e sistemas de infraestrutura elétrica em corrente contínua, como retificadores e cubículos de tração. As tecnologias serão fornecidas com base na recente aquisição da COET, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de energia para os setores ferroviário e de mobilidade elétrica.
Segundo as empresas, a adoção dessas tecnologias permitirá atender aos requisitos de confiabilidade, eficiência e escalabilidade, considerados essenciais para a operação contínua do sistema ferroviário ao longo de todo o período da concessão.






