Metrô vai rebaixar lençol freático para obras da Linha 2 na Penha

Divulgação: Metrô de São Paulo

O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou, na edição desta quinta-feira (22), uma portaria da SP-Águas que autoriza o uso de recursos hídricos subterrâneos nas obras da estação Penha da Linha 2-Verde do Metrô.

A autorização administrativa foi concedida ao Consórcio Crasa–Ghella–Consbem, responsável pelas intervenções no Lote 2 da expansão da linha. O uso da água subterrânea será destinado ao rebaixamento do lençol freático e à umectação de pista durante a execução das obras, no município de São Paulo.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

De acordo com a portaria, a captação será realizada no Aquífero São Paulo, com volume diário autorizado de até 35 metros cúbicos. O prazo da outorga é de 36 meses. A autorização consta no processo da SP-Águas nº 9913900, com extrato de outorga SR-GOT 532/2026.

Reprodução: redes sociais

Obras até Guarulhos

As obras das outras quatro estações podem começar ainda neste ano, e extensão conta com cerca de seis quilômetros. O prolongamento da Linha 2-Verde deverá atender áreas como Penha e Tiquatira, na zona leste da capital, além de bairros de Guarulhos, como Ponte Grande e Vila Augusta. O novo trecho também permitirá integração com as Linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM, utilizadas por passageiros que seguem em direção à Avenida Paulista e à zona sul de São Paulo.

Ainda neste ano é esperado a chegada do segundo tatuzão da Linha 2, e de acordo com o consórcio construtor, será empregada uma tuneladora do tipo Dual Mode TBM (EPB/ROCK), capaz de operar em diferentes tipos de solo. O equipamento possui 11,86 metros de diâmetro e 133 metros de extensão, tornando-se a maior máquina de escavação já utilizada em obras na América do Sul. A tuneladora foi fabricada pela China Railway Engineering Equipment Group (CREG), empresa reconhecida internacionalmente por máquinas de grande porte.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus