No meio do ano, a Trivia Trens deve assumir a operação das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A empresa, pertencente ao Grupo Comporte, vai gerir as três linhas durante o período de chamada operação assistida, sob supervisão da estatal. A passagem do bastão definitivo ocorre em 2027.
Enquanto a transferência definitiva do sistema não é concluída, maquinistas da futura concessionária iniciaram treinamentos, conforme apurou o Via Trolebus.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O leilão do lote foi realizado no final de 2024, e o contrato de concessão prevê a ampliação de 22,6 quilômetros de extensão nas linhas, além de investimentos em rede aérea, via permanente e sistemas de sinalização. O projeto também inclui a implantação de novos equipamentos e sistemas operacionais.
A concessão contempla ainda a construção de dez novas estações, sendo oito sob responsabilidade da concessionária e duas pelo Metrô — Penha e Gabriela Mistral — além da reconstrução, ampliação e reforma de estações existentes.
As expansões previstas são:
- Linha 11-Coral: prolongamento de 4 km entre Estudantes e César de Souza;
- Linha 12-Safira: extensão de 2,7 km entre Calmon Viana e Suzano;
- Linha 13-Jade: ampliação de 10,4 km entre Guarulhos e Bonsucesso, além de mais 5,2 km até a estação Gabriela Mistral.
A Trivia Trens deverá operar as três linhas por um período de 25 anos, com contrato válido até 2051.





