O Metrô de São Paulo avançou na ampliação da conectividade móvel em sua rede e já oferece sinal 5G em 21 estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. A iniciativa garante acesso à internet com maior velocidade e estabilidade, inclusive em áreas subterrâneas utilizadas diariamente pelos passageiros.
Atualmente, o sinal está disponível nas estações Vila Mariana, Pedro II, Ana Rosa, Santa Cruz, Jardim São Paulo, Saúde, Praça da Árvore, São Judas, Sé, Santa Cecília, Marechal Deodoro, Anhangabaú, Vergueiro, São Joaquim, Liberdade, Tucuruvi, Brigadeiro, Sumaré, Consolação, Trianon MASP e Clínicas.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Do total de estações atendidas, 21 contam com cobertura 5G da operadora Vivo e 16 recebem o sinal da TIM. As últimas ativações realizadas em 2025 ocorreram em dezembro, com a entrada em operação do 5G na estação Tucuruvi no dia 7 e, no dia 31, nas estações Brigadeiro, Sumaré, Consolação, Trianon MASP e Clínicas.
A expansão faz parte de um projeto que busca melhorar a experiência dos usuários por meio de conectividade contínua dentro do sistema metroviário. A infraestrutura é operada pela Winfra, empresa controlada pela Winity, e contempla as Linhas 1, 2 e 3. O projeto inclui a ampliação das redes 4G e 5G com o uso da tecnologia DAS (Distributed Antenna System), que utiliza centenas de antenas distribuídas, além de mais de 130 quilômetros de fibras ópticas e cabos irradiantes.
A previsão é que, até o fim de 2026, outras 14 estações passem a contar com a infraestrutura, além da cobertura completa dos túneis. O plano também inclui a oferta de Wi-Fi gratuito e a ampliação da Infovia Metronet, com expectativa de aumento de eficiência operacional, geração de receitas e redução de custos de manutenção.





