Uma das futuras estações da nova Linha 20-Rosa do Metrô de São Paulo deverá ficar exatamente na divisa entre os municípios de São Bernardo do Campo e Santo André. O local também deverá funcionar como ponto de conexão com o futuro BRT ABC. Trata-se da estação Afonsina, prevista para a primeira fase da nova linha, que deverá ligar Santo André à Saúde. Em uma etapa mais distante, o eixo metroviário poderá chegar até Santa Marina, na zona oeste da capital paulista.
O Metrô de São Paulo divulgou em seu site as plantas de desapropriação de algumas estações da futura linha, que atualmente está na fase de elaboração do projeto básico, com conclusão prevista para este ano.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Estação Afonsina
O futuro ponto de embarque deverá ser construído em terrenos localizados na própria Rua Afonsina, entre as avenidas Lauro Gomes e Lauro Müller, às margens do Ribeirão dos Meninos, curso d’água que marca a divisa entre as duas cidades. No mesmo local está prevista a implantação de uma estação do BRT ABC, que fará a ligação entre São Bernardo do Campo e São Paulo, permitindo a integração entre um sistema de alta capacidade, o metrô, e um de média capacidade, o BRT.
Planta da Estação:
Local da estação:
Prazos da Linha 20-Rosa
Conforme descrito neste artigo, o projeto básico da Linha 20-Rosa tem previsão de conclusão ainda neste ano. O prazo para o início das obras, segundo declarações do presidente do Metrô, Júlio Castiglioni, ao Diário do Grande ABC, aponta para 2028.
Enquanto o Metrô de São Paulo avança com os estudos para a implantação da linha, a Secretaria de Parcerias e Investimentos avalia a concessão do ramal em conjunto com a Linha 1-Azul. As audiências públicas, o lançamento do edital e o leilão estão previstos para ocorrer ainda este ano, de acordo com informações divulgadas no site da pasta.








