O projeto do Trem Intercidades do eixo Oeste, que prevê a ligação entre São Paulo e Sorocaba, deverá passar por análise e autorização do governo federal para viabilizar parte de seu traçado. Segundo informações divulgadas pela TV TEM, a previsão do Governo do Estado é lançar o leilão da concessão no segundo semestre de 2026.
De acordo com a reportagem, um dos pontos centrais envolve uma área de aproximadamente 200 mil metros quadrados atualmente sem uso. Além disso, o traçado planejado para o serviço de passageiros coincide em cerca de 12 quilômetros com a Malha Oeste, no trecho entre Sorocaba e o distrito de Brigadeiro Tobias.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Estado de São Paulo informou à TV TEM que a solicitação encaminhada ao governo federal trata exclusivamente da cessão de áreas físicas. Segundo a pasta, a medida tem como objetivo reduzir custos com desapropriações e permitir o reaproveitamento de faixas ferroviárias já existentes.
Ainda conforme a SPI, durante a elaboração dos estudos, o governo paulista mantém diálogo com o governo federal para avaliar alternativas técnicas que possam aumentar a eficiência do projeto, incluindo o eventual uso de áreas federais atualmente sem operação ferroviária local.
No entanto, o cenário ganhou novos elementos no fim de novembro, quando o Ministério dos Transportes lançou a nova Política Nacional de Ferrovias. Entre os projetos previstos para leilão em 2026 está a relicitação da Malha Oeste, corredor ferroviário de cargas que liga Corumbá, no Mato Grosso do Sul, a Mairinque, no interior paulista.
O Ministério dos Transportes confirmou à TV TEM que o Governo de São Paulo demonstrou interesse em utilizar o trecho da Malha Oeste que atravessa o estado para o transporte de passageiros. Contudo, segundo a pasta federal, a análise do pedido só deverá ocorrer após a realização do leilão, levando em conta a importância estratégica da malha para o transporte de cargas no país.







