Tarifa entre ônibus intermunicipal e trem/metrô tem mudanças em SP

Viação Miracatiba

O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou na edição de 2 de janeiro de 2026 a Resolução STM nº 19, de 30 de dezembro de 2025, que trata do reajuste tarifário da integração entre o Sistema de Transporte Coletivo de Ônibus Intermunicipal da Região Metropolitana de São Paulo e o sistema metroferroviário.

O ato, assinado pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, atualiza as regras da integração tarifária envolvendo as linhas intermunicipais gerenciadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e os serviços metroferroviários operados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pelo Metrô de São Paulo e pela concessionária ViaQuatro, responsável pela Linha 4-Amarela.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A resolução considera a norma instituída pela Resolução STM-50, de agosto de 2014, que estabeleceu a integração operacional e tarifária entre os dois sistemas de transporte. De acordo com o novo texto, a tarifa de integração será calculada a partir do pagamento integral da tarifa do primeiro modal, por meio do sistema TOP/BOM, com desconto de R$ 1,50 na tarifa exclusiva do segundo modal.

O benefício tarifário poderá ser utilizado dentro do intervalo máximo de três horas entre os embarques, conforme definido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos. A medida passa a valer a partir da zero hora do dia 6 de janeiro de 2026.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus