Entenda como serão as duas linhas de VLT no centro de SP

Prefeitura de SP

A Prefeitura de São Paulo apresentou recentemente um mapa mais detalhado das duas linhas previstas no projeto Bonde São Paulo, um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) planejado para o Centro da capital paulista.

As duas linhas somam cerca de 12 quilômetros de extensão e devem interligar áreas estratégicas, como Bom Retiro e Brás, ampliando o acesso a importantes polos culturais, turísticos e comerciais da cidade. Entre os pontos atendidos estão o Mercado Municipal, o Triângulo Histórico, a Rua 25 de Março, o Theatro Municipal, a Sala São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade. O traçado também contempla áreas de convivência e lazer, como o Vale do Anhangabaú, o Parque da Luz, o Largo do Paissandu, o Largo do Arouche, a Praça da Sé e o Parque Dom Pedro II.

Na imagem a seguir são exibidas as duas linhas, a Sibipiruna, que faz uma espécie de 8 entre o Largo do Paissandu e o Bom Retiro, e a segunda linha que é a Jequitibá, que será subdividida em duas, cada uma em um sentido (horário e anti-horário) na chamada rótula central, formada pelas avenidas São João, Ipiranga, São Luiz, Maria Paula, Praça João Mendes e Senador Queiroz:

Prefeitura de SP

Batizado oficialmente de Bonde São Paulo, o projeto de VLT tem como proposta reorganizar a mobilidade na região central, com foco em segurança viária, acessibilidade e ampliação de áreas verdes. O sistema surge como mais uma alternativa de deslocamento moderno e sustentável, com capacidade estimada para atender mais de 130 mil passageiros por dia. Além de melhorar a circulação, a iniciativa é apontada como um instrumento de requalificação urbana, com potencial para tornar o Centro mais atrativo para moradores, trabalhadores, visitantes e atividades econômicas.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A proposta também busca incentivar o uso do transporte coletivo e a circulação de pedestres, contribuindo para a redução do tráfego de veículos, da poluição atmosférica e do ruído urbano. O projeto prioriza o pedestre, a segurança no trânsito e o melhor aproveitamento de áreas hoje subutilizadas, promovendo um ambiente urbano mais integrado e acessível.

O Bonde São Paulo deverá contar com ampla integração ao sistema de transporte existente. O plano prevê conexão com cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM, além da integração com o BRT da Radial Leste e com a futura Linha 19-Celeste do Metrô.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus