Linha 11-coral é interrompida entre Itaquera e Tatuapé até Janeiro

Divulgação: Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira, 29 de dezembro, a Linha 11-Coral da CPTM terá a circulação interrompida no trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. A paralisação parcial seguirá até o dia 7 de janeiro de 2026 e ocorre em razão da passagem do Tatuzão, a tuneladora utilizada nas obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Durante o período, os passageiros poderão utilizar como alternativa a Linha 3-Vermelha do Metrô, que contará com integrações gratuitas nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé ao longo de todo o horário comercial. Para atender à demanda da Linha 11-Coral, a operação desse trecho da Linha 3 terá início a partir das 4h.

Com a interdição, a operação da Linha 11-Coral será dividida em dois trechos entre os dias 29 de dezembro e 7 de janeiro. Os trens circularão normalmente entre Estudantes e Corinthians-Itaquera, e também entre Tatuapé e Palmeiras-Barra Funda. No segmento entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé, não haverá circulação ferroviária. Para atravessar esse intervalo, os passageiros deverão utilizar a Linha 3-Vermelha, com transferência gratuita nas estações de conexão, podendo retomar a viagem pela Linha 11-Coral em qualquer um dos dois pontos.

As integrações com a Linha 3-Vermelha estarão disponíveis a partir das 4h, mesmo horário de início da operação da CPTM. Entre 4h e 4h40, a Linha 3 funcionará exclusivamente no trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé; após esse intervalo, passará a operar normalmente em toda a sua extensão. A estação Brás permanecerá como outra opção de integração gratuita entre as duas linhas. Para os usuários do trecho leste da Linha 11-Coral, a Linha 12-Safira surge como alternativa adicional, com conexões nas estações Calmon Viana, Tatuapé e Brás.

Para minimizar os impactos aos passageiros, a CPTM também irá reforçar o atendimento por meio do Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE). Entre os dias 29 e 31 de dezembro e de 5 a 7 de janeiro, ônibus gratuitos circularão nos horários de maior movimento, realizando o trajeto entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera pela Radial Leste.

Segundo a companhia, a interdição é indispensável para viabilizar a passagem da tuneladora Shield, popularmente conhecida como Tatuzão, equipamento responsável pela escavação dos túneis da futura ampliação da Linha 2-Verde do Metrô.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus