A malha metroviária paulista pode iniciar obras de cerca de 14,4 quilômetros de extensão, distribuídos em três linhas já em operação, sendo que duas delas devem ultrapassar os limites da capital paulista.
A previsão é que os trabalhos comecem em 2026, segundo levantamento do Via Trolebus. O número não considera obras atualmente em andamento, como as das Linhas 6-Laranja, 15-Prata e 17-Ouro.
Linha 2-Verde até Guarulhos
De acordo com declarações de representantes do Metrô, as obras da extensão entre a Penha e a região da Via Dutra devem avançar de forma efetiva a partir de 2026. O trecho previsto tem 6,2 quilômetros de extensão.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Até o momento, apenas o terreno da futura estação Penha de França apresenta intervenções iniciais. Também está prevista para 2026 a chegada do tatuzão responsável pela escavação dos túneis da ampliação.

Linha 4-Amarela até Taboão da Serra
Nas últimas semanas de dezembro, áreas destinadas às futuras estações começaram a ser mobilizadas. As obras devem ter início nas próximas semanas e contemplam cerca de 3,3 quilômetros de extensão, levando a Linha 4 de Vila Sônia até Taboão da Serra.
Linha 5-Lilás até Jardim Ângela
Entre as três expansões previstas, a da Linha 5-Lilás é a que apresenta maior incerteza. Ainda não há aditivo contratual assinado com a concessionária para a extensão até o Jardim Ângela. No entanto, segundo executivos da empresa, o acordo pode ser formalizado até março.
O projeto prevê aproximadamente 4,9 quilômetros adicionais, partindo da estação Capão Redondo até o Jardim Ângela, com ao menos uma estação intermediária.
Entregas
Nos três casos, a expectativa é que as obras sejam concluídas a partir da próxima década, conforme os cronogramas preliminares divulgados.





