Nova Linha 21 do Metrô pode ligar Diadema ao Parque do Carmo

O Metrô de São Paulo tem um novo projeto metroviário em sua carteira de expansões: a futura Linha 21-Grafite. Inicialmente, a nomenclatura estava associada a uma ligação entre o Pari e a Zona Leste da capital.

No entanto, segundo revelaram os sites MetroCPTM e Diário do Grande ABC, a nova ligação deve partir da região do Parque do Carmo até o município de Diadema. O projeto é uma promessa da gestão Tarcísio de Freitas para atender a cidade, após o descarte das extensões das Linhas 1-Azul e 17-Ouro até o município.

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Sobre a Linha 21-Grafite, ainda não foram divulgados traçado oficial nem as estações intermediárias. No entanto, ao traçar uma linha reta entre as duas regiões, é possível ter uma ideia preliminar das áreas que poderiam ser atendidas. As informações a seguir são apenas suposições e hipóteses do autor deste artigo, levando em conta que novas linhas de metrô geralmente cruzam outras ligações existentes ou planejadas.

Traçado por carro entre Diadema e Parque do Carmo – reprodução: Google Mapas

Partindo de Diadema, a linha poderia seguir em direção a São Bernardo do Campo, com possível conexão à futura Linha 20-Rosa, ou então atender regiões como Taboão ou Rudge Ramos, onde estão previstas estações desse outro projeto.

Em seguida, o traçado poderia alcançar Santo André ou São Caetano do Sul. Dependendo do alinhamento dos túneis, a Linha 21 pode cruzar a Linha 10-Turquesa da CPTM, seja na região de Prefeito Saladino/Utinga ou em São Caetano do Sul.

Na avaliação deste autor, o traçado ideal a partir de Diadema deveria seguir mais ao norte, de forma a se distanciar das futuras Linhas 25-Topázio (Embu–Santo André) e 14-Ônix (Santo André–Guarulhos), evitando sobreposição excessiva de corredores.

A Linha 21 deve alcançar a Zona Leste em bairros próximos à Avenida Oratório. Na sequência, o novo ramal poderia cruzar o monotrilho da Linha 15-Prata, possivelmente na Avenida Luiz Inácio de Anhaia Mello, com integração nas estações Camilo Haddad ou Vila Tolstói. Essa hipótese considera a intenção de manter distância da Linha 14, que também deverá cruzar o monotrilho na região de Sapopemba.

Após esse trecho, a linha pode seguir pela Zona Leste, cruzando a Avenida Barreira Grande e chegando à região do Parque do Carmo, onde é prevista uma possível integração com a futura Linha 14-Ônix, que contará com estação na área.

Estágio atual da linha

A previsão do governo estadual é contratar o Anteprojeto de Engenharia e o EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente) no primeiro semestre de 2026. Isso indica que o Metrô de São Paulo provavelmente já dispõe de algum estudo preliminar, como um projeto diretriz, que serve de base para o avanço da proposta.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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