Na semana passada, uma resolução da Secretaria de Parcerias e Investimentos deu início ao processo de desapropriação de terrenos para a construção da futura Linha 20-Rosa do Metrô, que deverá ligar Santo André à região de Santa Marina.
Já nesta semana, o Metrô de São Paulo divulgou as plantas com a identificação dos imóveis que deverão ser desocupados. A partir desses documentos, é possível ter uma primeira noção dos futuros pontos de embarque da nova linha.
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A atual estação Prefeito Celso Daniel–Santo André será o ponto inicial da Linha 20-Rosa, que seguirá em direção a São Bernardo do Campo e atravessará bairros da capital paulista, como Vila Livieiro, Cursino, Saúde, Moema, Vila Madalena e Lapa. A estação de partida permitirá integração com a Linha 10-Turquesa da CPTM.
As plantas indicam que todo o quarteirão formado pela Rua Itambé e pela Avenida Industrial deverá ser desocupado. Também estão previstos imóveis a serem desapropriados em áreas atualmente utilizadas como estacionamento de um shopping, além de terrenos localizados entre a Avenida Industrial e a Rua São Vicente:
Prazos para as obras
De acordo com o presidente do Metrô de São Paulo, Júlio Castiglioni, o início das obras da Linha 20-Rosa está previsto para 2028. A informação foi divulgada em entrevista ao site Diário do Grande ABC.
Atualmente, o projeto encontra-se na fase de elaboração do projeto básico, com conclusão estimada para 2026.
Segundo Castiglioni, essa etapa envolve estudos de engenharia de alta complexidade e investimentos significativos. A previsão é que o projeto esteja finalizado em setembro de 2026, com publicação do edital de obras em 2027 e início da construção no ano seguinte.




