As peças do track switch da Linha 17-Ouro, instalado na Marginal Pinheiros, já foram posicionadas e o local segue agora para a etapa de concretagem. Em um dos lados da estrutura, o concreto já foi aplicado; no outro, operários preparam a caixa que receberá o material. As imagens e informações foram enviadas pelo leitor André Vicente.
O equipamento é responsável por permitir a troca de via dos trens do monotrilho — função semelhante à dos aparelhos de mudança de via (AMVs) usados em ferrovias tradicionais. No monotrilho, o mecanismo é formado por grandes vigas-guia metálicas que se movimentam conforme a rota definida para cada composição.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A área destinada ao conjunto — chamada de deck switch — fica logo após a Estação Morumbi. É ali que os 14 trens da Linha 17 farão as manobras necessárias após o desembarque dos passageiros. As composições deixarão a estação na integração com a Linha 9-Esmeralda, seguirão até o ponto onde estão sendo montados os aparelhos, executarão a manobra e retornarão nos sentidos Aeroporto de Congonhas e Washington Luís.
O equipamento registrado nas fotos é identificado como X27. No trecho previsto para ser inaugurado no próximo ano, serão utilizados cinco track switches, além dos instalados no Pátio Água Espraiada. São eles:
- X22 – permite a entrada e saída do pátio para trens que seguem ou retornam do lado de Jabaquara;
- X23 – possibilita o acesso ao pátio para composições que circulam no sentido São Paulo–Morumbi;
- X24 – destinado às manobras antes da Estação Aeroporto de Congonhas;
- X25 – faz a conexão entre o trecho principal e o ramal que leva ao Aeroporto de Congonhas;
- X26 – permite que trens vindos do aeroporto invertam o sentido para seguir em direção ao pátio ou a Jabaquara.





