ARTESP aprova reajuste de 12,3% nas tarifas da TIC Trens

Divulgação

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) homologou nesta quinta-feira (04) o reajuste das tarifas de remuneração da TIC Trens S.A. para o sistema ferroviário concedido que ela opera. A decisão foi tomada durante a 1174ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor, conforme a Deliberação ARTESP nº 801, publicada na edição de 5 de dezembro de 2025 do Diário Oficial do Estado.

A concessionária assumiu a Linha 7-Rubi de trem metropolitano no último dia 26 de novembro.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O reajuste aprovado vale para o período de 26 de novembro de 2025 a 25 de novembro de 2026, com um aumento de 12,29592687%, calculado com base na variação do IPCA e nos custos de energia verificados entre dezembro de 2022 e novembro de 2025.

Na prática, os valores das tarifas de remuneração — incluindo PPD fixo, PPD variável e demais modalidades previstas no contrato — serão atualizados conforme a tabela divulgada no Anexo 1 da deliberação, e entraram em vigor à zero hora do dia 26 de novembro de 2025.

Segundo o texto oficial, toda a instrução processual que fundamentou a decisão foi ratificada, e o reajuste foi aprovado por unanimidade dos conselheiros presentes.

Com a homologação, a TIC Trens S.A. passa a operar sob a nova base tarifária, refletindo o reajuste autorizado para custear os serviços prestados até o próximo ano.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus