O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou que a chegada dos novos trens do VLT de Salvador deverá ser antecipada. A informação foi confirmada durante a abertura da Fenagro, no Parque de Exposições, e reforça o que havia sido antecipado pelo jornal A Tarde.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Segundo o governador, o primeiro trem tinha previsão inicial de chegada para a próxima sexta-feira, 5, mas a data pode ser adiantada. “Acabei de saber que existe a possibilidade de o VLT chegar antes do dia 5. Eu ia entregar no dia 5. Já antecipei um dia, tomara que dê certo”, afirmou.
Com a mudança, o primeiro trem do sistema poderá desembarcar em Salvador já no dia 4 de dezembro, permitindo o início imediato dos testes nos trilhos.
Rodrigues detalhou que, com a chegada do equipamento, será possível avançar nas avaliações operacionais. “A gente deve entregar um trem, um carro, e o outro até o final do ano. Mas o que importa é que esse primeiro, chegando agora em dezembro, já servirá para os testes nos próprios trens e nos trilhos — barulho, paradas, segurança, iluminação, ar-condicionado”, explicou.
O trajetoserá dividido em três trechos: o Trecho 1 vai de Ilha de São João (Simões Filho) até a Estação Calçada, com 16,66 km; o Trecho 2 conecta Paripe a Águas Claras, com 9,20 km; e o Trecho 3 liga Águas Claras a Piatã, com 10,52 km. A extensão total será de aproximadamente 37 km, com 34 paradas. Pode ser entregue entre junho e julho de 2026.





