O Governo do Estado de São Paulo publicou a Resolução SPI nº 087, de 27 de novembro de 2025, que declara como de utilidade pública diversos imóveis localizados em sete bairros da capital — Barra Funda, Lapa, Pinheiros, Itaim Bibi, Saúde, Cursino e Sacomã. As áreas serão destinadas à Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) para fins de desapropriação, ocupação temporária ou instituição de servidão administrativa.
A medida, assinada pelo secretário de Parcerias em Investimentos, atende dispositivos do Decreto nº 67.435/2023, atualizado pelo Decreto nº 67.561/2023, e também ao Decreto nº 69.339/2025. Os terrenos serão necessários para a implantação de estações, poços de ventilação e saídas de emergência da futura Linha 20-Rosa, no trecho que vai da Rua Francisco Luiz de Souza Júnior, na Barra Funda, até a Rua José Antônio Valadares, no Sacomã. Em outras palavras, diz respeito a parte dos dois trechos, de Santo André até Santa Marina.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A resolução detalha os limites de cada área incluída no plano de desapropriações, distribuídas em diferentes plantas técnicas. Os setores abrangem quadras e lotes junto a vias como Avenida Marquês de São Vicente, Avenida Ermano Marchetti, Rua Aspicuelta, Rua Cardeal Arco Verde, Avenida Brigadeiro Faria Lima, Rua das Fiandeiras, Avenida Indianópolis, Avenida Miguel Estefano, Avenida do Cursino, Avenida Padre Arlindo Vieira, Avenida Carlos Liviero e Avenida Jurema, entre outras.
Endereços e vias citados
- Rua Francisco Luiz de Souza Júnior (Barra Funda) – Estação Santa Marina;
- Rua José Antônio Valadares (Sacomã)
- Avenida Marquês de São Vicente
- Avenida Ermano Marchetti – Pátio Santa marina
- Rua Aspicuelta – Estação Girasol;
- Rua Cardeal Arco Verde – Estação Teodoro Sampaio
- Avenida Brigadeiro Faria Lima – Estação Tabapuã;
- Rua das Fiandeiras
- Avenida Indianópolis – Estação Indianópolis;
- Avenida Miguel Estefano – Estação Abraão de Moraes;
- Avenida do Cursino – Estação Cursino;
- Avenida Padre Arlindo Vieira – Estação Arlindo Vieira;
- Avenida Carlos Liviero – Estação Liveiro;
- Avenida Jurema – Estação Rubem Berta
Cada perímetro listado — identificado por blocos e revisões das plantas técnicas — especifica metragem, confrontações e limites exatos dos imóveis afetados. As áreas envolvem tanto propriedades particulares quanto trechos urbanos que serão utilizados para atender às necessidades de traçado, operação e segurança do futuro sistema metroviário.
A resolução também informa que os terrenos e benfeitorias pertencem a diversos proprietários, com todas as medidas e características registradas nas plantas anexas ao documento oficial.
A nova linha 20 está na fase do projeto básico, e pode ter suas obras iniciadas em 2027.






