O Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que deve conectar São Paulo a Campinas, está previsto para iniciar suas obras em 2026. A entrega do serviço deve ocorrer em 2031, segundo estimativas do governo estadual.
Para atender o percurso de 101 quilômetros, estão previstos 15 trens, que devem ser fornecidos pela fabricante chinesa CRRC. A empresa detém 40% de participação na concessionária TIC Trens, enquanto o Grupo Comporte controla os outros 60%.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
As composições, que poderão atingir até 140 km/h, terão um layout diferente dos trens que operam na malha metropolitana, com menos portas e configuração voltada exclusivamente ao transporte de passageiros sentados, todos com assentos marcados.
Segundo apuração do Via Trolebus, a novidade está na possível adoção de uma disposição de assentos no formato 3×2 — três de um lado, o corredor ao centro e dois do outro.
Esse arranjo é comum em países da Europa e da Ásia em serviços regionais, metropolitanos e de alta velocidade, e pode ser empregado no segmento padrão do TIC.
O serviço contará ainda com uma classe diferenciada, que deve ter preço distinto. Ainda não há confirmação se essa disposição de poltronas será aplicada também nessa categoria.





