A Siemens Mobility conquistou um contrato considerado histórico para a modernização e digitalização do sistema ferroviário no Chile. Pela primeira vez, o país adotará o ETCS Nível 2 — padrão europeu de controle e proteção de trens — que será implantado pela empresa, juntamente com sua tecnologia de sinalização mais avançada, o Signaling X. O investimento abrangerá os 87 quilômetros das linhas Alameda–Melipilla (61 km) e Santiago–Batuco (26 km), elevando os níveis de segurança, eficiência e capacidade operacional da rede.
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A EFE Trenes de Chile oficializou a contratação da Siemens Mobility para equipar os futuros serviços Tren Alameda–Melipilla (TAM) e Tren Santiago–Batuco (TSB), ambos em construção. A solução utilizará a plataforma DS3, desenvolvida segundo os mais altos requisitos de segurança ferroviária (SIL4). Este também será o primeiro projeto da América Latina a adotar o Signaling X, a nova suíte digital da Siemens Mobility voltada para gestão e sinalização ferroviária.
Entre os benefícios previstos estão maior eficiência na operação, manutenção simplificada e recursos avançados para tornar o sistema mais confiável e seguro.
O contrato envolve o desenvolvimento do projeto, fornecimento de equipamentos, instalação e comissionamento ao longo de cinco anos, seguido por um acordo de manutenção integral por mais dez anos.
“Estamos muito orgulhosos de acompanhar a EFE neste momento histórico. Esta nova parceria reforça nosso compromisso com o Chile e com o avanço da mobilidade em toda a região. A chegada do Signaling X à América Latina marca uma etapa importante na modernização ferroviária”, afirmou Liubov Schachtner, CEO da Siemens Mobility para a América Latina.
Os projetos Melipilla e Batuco fazem parte do plano estratégico da EFE, que definiu o ETCS Nível 2 como padrão para futuras expansões da malha ferroviária. A conquista do contrato soma-se a outra implantação recente de ETCS Nível 2 realizada em São Paulo, fortalecendo o papel da Siemens Mobility como referência tecnológica no continente.
Signaling X inaugura nova fase da sinalização digital na região
O projeto será o primeiro da América Latina a utilizar o Signaling X, plataforma que reúne em um único sistema todas as funções de controle, comunicação e operação dos trens. O ETCS Nível 2 permitirá comunicação contínua entre os trens e a infraestrutura, melhorando a operação e ampliando a capacidade da rede.
A solução inclui enclavamientos de última geração, equipamentos de solo, centros de controle e sistemas embarcados para 32 trens. A plataforma DS3 assegurará os padrões máximos de segurança, com comunicação em 4G-LTE e preparo para migração futura ao 5G.
A tecnologia reduz a quantidade de equipamentos físicos, simplifica as rotinas de manutenção e estabelece um novo patamar de eficiência para o setor ferroviário latino-americano.
Parceria estratégica e fortalecimento regional
O acordo consolida uma parceria de longo prazo entre EFE e Siemens Mobility. Além da implantação, a empresa será responsável pelo suporte integral de manutenção, incluindo ações preventivas, corretivas, gestão de ativos e serviços digitais.
A Siemens Mobility já atua em diversos países do continente com projetos de eletrificação, automação e digitalização, incluindo a primeira linha de metrô totalmente automatizada da América Latina (GoA4). Com esse novo contrato, a companhia também criará um Centro de Competência regional para manutenção de software, transformando o Chile em um polo tecnológico para futuros projetos ferroviários na região.







