“Trem sem trilhos” aparece nas ruas do Paraná: testes vão começar

Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná - AMEP

O Bonde Urbano Digital (BUD), que será testado no Paraná, foi flagrado na madrugada desta sexta-feira (28) a caminho do Terminal de Piraquara (Terminal São Roque). Segundo apuração do site, a fase inicial de testes começará no período noturno nos próximos dias.

Os ensaios com passageiros podem ter início ainda na primeira quinzena de dezembro, conforme apurou o Via Trolebus.

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Conhecido como “trem sem trilhos”, o veículo costuma viralizar nas redes sociais com imagens em operação na China. O modal, que será testado pela primeira vez no Brasil na Região Metropolitana de Curitiba, dispensa infraestrutura pesada — que, segundo a fabricante, exige altos investimentos. Ele utiliza pneus de borracha sobre o asfalto e é guiado por um sistema de “trilhos virtuais”, com marcações digitais e sensores de alta precisão que definem o trajeto. Ao menos sete capitais mostraram interesse no modal.

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De acordo com o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), Gilson Santos, em comunicado publicado no site da autarquia, o sistema se destaca pela praticidade e baixa interferência no trânsito. “Os ímãs são instalados com um metro de distância entre cada um e apenas sete centímetros de profundidade, o que exige uma intervenção mínima. É uma tecnologia versátil, que não causa transtornos e em breve beneficiará milhares de pessoas”, afirmou.

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O Bonde Urbano Digital terá capacidade para 280 passageiros, com tarifa igual à do sistema metropolitano, de R$ 5,50. O tempo de viagem deve ser semelhante ao atual, porém com mais conforto e menor impacto ambiental. Durante os testes, as linhas de ônibus que fazem o trajeto entre as duas cidades seguirão operando normalmente.

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Com 30 metros de comprimento, ar-condicionado e operação bidirecional, o BUD pode atingir até 70 km/h — velocidade superior à de veículos do BRT — e tem vida útil estimada em 30 anos, cerca de três vezes mais do que os ônibus convencionais.

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O veículo é fabricado pela chinesa CRRC e conta com sensores, radares e câmeras que possibilitam rastreamento automático, orientação autônoma e sistemas eletrônicos de proteção ativa, aumentando a segurança mesmo em vias compartilhadas com outros veículos.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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