Linha 17: dois trens e sinalização são testados ao mesmo tempo

A Linha 17-Ouro do monotrilho conta atualmente com seis trens no Pátio Água Espraiada, estações em fase final de construção ou acabamento, instalação do sistema elétrico e uma meta considerada apertada: iniciar a operação com passageiros em março de 2026, conforme reiterado diversas vezes pelo governador Tarcísio de Freitas.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Para cumprir o cronograma, é necessário testar os trens em conjunto com todos os sistemas que compõem a operação metroferroviária. Esses testes vêm ocorrendo há alguns meses e, nos últimos dias, avançaram para experimentos envolvendo o sistema de sinalização. Também já foram realizadas provas com dois trens simultaneamente. Também foi testado o sistema de sinalização no trecho entre Vereador José Diniz e Washington Luís.

As informações foram divulgadas pelo diretor de Projetos da BYD, Alexandre Barbosa, em suas redes sociais.

“Pela primeira vez, dois trens ocuparam a Via 2 da Linha 17. Trata-se de dois testes em paralelo: o trem N06, que está realizando os testes de rotina, e o trem N05, responsável pelos testes de sinalização no trecho VJD–WAS. No momento, estão sendo avaliados os APs (Access Points), que permitem a comunicação contínua e segura entre o trem e o Centro de Controle”, explicou.

Ele também detalhou as funções desse sistema. Os APs transmitem e recebem mensagens que contêm:
• a localização exata do trem;
• a velocidade atual e a permitida;
• comandos de controle e autorizações de movimento;
• dados de performance e diagnóstico.

Com quase 7 quilômetros de extensão, a Linha 17-Ouro conectará o Aeroporto de Congonhas às estações Campo Belo (Metrô) e Morumbi (Trem), oferecendo nova alternativa de deslocamento na Zona Sul.

Mais trens a caminho

Mais duas composições chegaram ao Porto de Santos na última semana, a N07 e N08. A N09 está a caminho do Brasil. Outras cinco devem chegar até 2026.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus