A TIC Trens assumiu nesta quarta-feira (26) a administração operacional e a manutenção da Linha 7–Rubi, que conecta Palmeiras-Barra Funda a Jundiaí. A concessionária passa a responder por toda a rotina da linha, pelas melhorias previstas na infraestrutura e pela implantação dos serviços do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte.
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A data marca o início oficial da concessão de 30 anos, que abrange a modernização completa da Linha 7–Rubi, a futura operação do Trem Intermetropolitano (TIM), prevista para 2029, e a implantação do TIC entre São Paulo e Campinas, estimada para 2031. O conjunto de projetos prevê investimentos de R$ 14,2 bilhões e deve atender cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, além de gerar mais de 10,5 mil empregos diretos e indiretos.
Com 57 quilômetros de extensão, a Linha 7–Rubi será a espinha dorsal da concessão, já que os novos serviços vão compartilhar sua infraestrutura. A reforma das estações está prevista para começar a partir de maio de 2026 e será essencial para viabilizar as conexões entre São Paulo, Jundiaí e Campinas — com paradas intermediárias em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
Hoje, a Linha 7 transporta em média 400 mil pessoas por dia e permanece como o único eixo ferroviário que liga a capital ao interior de São Paulo. As estações atendidas são: Palmeiras-Barra Funda, Água Branca, Lapa, Piqueri, Pirituba, Vila Clarice, Vila Aurora, Jaraguá, Perus, Caieiras, Franco da Rocha, Baltazar Fidélis, Francisco Morato, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí. A operação utiliza 30 trens de oito carros da série 9500.
Renovação da via e equipamentos
A TIC Trens já iniciou a preparação para as intervenções previstas. No pátio de manutenção da Lapa, a concessionária recebeu 21 mil dormentes e 10 quilômetros de trilhos. Entre dezembro de 2025 e novembro de 2026, serão substituídos os primeiros 10 quilômetros de via permanente e seus componentes.
Nas últimas semanas, chegaram ao Porto de Santos os seis primeiros veículos de manutenção importados da China, reforçando a frota adquirida desde a assinatura do contrato, que já soma mais de 40 equipamentos. Entre eles estão esmerilhadora de trilhos, caminhonetes rodoferroviárias, empilhadeiras, caminhões multifuncionais, retroescavadeiras e pá carregadeira. Quatro viaturas médicas de emergência e oito motocicletas também já estão integradas à operação.
Nova identidade visual
As composições da Linha 7–Rubi passarão por padronização visual interna e externa, adotando as cores azul, laranja e vermelho escuro. Os trens receberão novos adesivos de sinalização e alças de apoio em dois tamanhos para facilitar a movimentação dentro dos carros. A previsão é de que toda a frota esteja renovada até o primeiro semestre de 2027.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus






