A futura Estação Abel Ferreira, da Linha 16-Violeta do Metrô de São Paulo, está prevista para o bairro da Vila Formosa, em uma área delimitada pela Avenida Vereador Abel Ferreira e pelas ruas Ituri, São Marinho e Dona Vitória Speers. O local é caracterizado por uso urbano misto, com predominância de edifícios residenciais de padrão médio e presença expressiva de comércios. A região também registra fluxo viário intenso, especialmente na Avenida Abel Ferreira. As informações desta nova estação foram divulgadas nos documentos da nova linha, disponível na consulta pública.
Local da estação:
O projeto disponibilizado na consulta pública aponta que a estação terá integração direta com um terminal de ônibus urbano, implantado ao lado da edificação principal. A proposta busca ampliar as conexões do transporte coletivo na zona leste, permitindo a redistribuição de viagens e facilitando deslocamentos entre bairros.
A estação contará com acesso único em nível térreo, próximo à Rua Ituri e interligado ao terminal de ônibus. Esse acesso leva ao hall de bilheterias, instalado em área subterrânea. O layout foi planejado para simplificar a orientação do passageiro e otimizar a operação. No hall não pago serão instaladas bilheterias e máquinas automáticas para compra e recarga de bilhetes.
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As plataformas e áreas internas serão construídas pelo método VCA (Vala a Céu Aberto), com a circulação vertical concentrada na própria vala. O projeto também prevê um edifício técnico voltado para a Rua Dona Vitória Speers, destinado a salas de transformadores, geradores, equipamentos elétricos, baterias, ventilação e rotas de fuga.
Após o acesso térreo, o passageiro seguirá para o mezanino inferior, por meio de elevador, duas escadas rolantes e uma escada fixa. Desse mezanino, o trajeto leva ao hall de bilheterias, onde ficam os bloqueios de acesso reversíveis e acessíveis.
A circulação avança para o mezanino principal, que organiza o fluxo até as plataformas. Esse desenho sequencial busca garantir movimentos claros e diretos ao longo do percurso.
A Estação Abel Ferreira terá duas plataformas laterais, cada uma com 5 metros de largura e 132 metros de extensão. O dimensionamento leva em conta padrões de conforto e segurança, considerando ocupações de 1,5 usuário/m² em operação normal e até 3,6 usuários/m² em situações de contingência. As plataformas, posicionadas na cota 729,04, serão ligadas ao mezanino inferior por um conjunto de circulações verticais composto por quatro escadas rolantes, duas escadas fixas e um elevador.
O projeto da Linha 16 deve ser leiloado em 2026, e prevê inicialmente a ligação entre Teodoro Sampaio até Abel Ferreira. A entrega da linha é esperada para a década que vem.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus





