Metrô pede licença para implantar estação em Guarulhos

A edição desta quarta-feira, 19 de novembro de 2025, do Diário Oficial do Estado de São Paulo trouxe novas solicitações de licenciamento ambiental analisadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), conforme previsto nas resoluções Conama nº 06/1986 e SIMA nº 07/2020.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Entre os pedidos, está a Licença Ambiental de Instalação apresentada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) para a implantação da Estação Dutra, que fará parte da futura Linha 19-Celeste. O projeto está localizado no município de Guarulhos. Ou licença pede a instalação da mesma estação, mas do projeto de extensão da Linha 2-Verde.

A estação integra os preparativos para o início das obras da linha, que ligará Guarulhos ao centro da capital com previsão de atender regiões de alta demanda por transporte público.

Metrô de São Paulo

A linha 19-Celeste

Atualmente, o Metrô de São Paulo está na fase de contratação das obras da Linha 19-Celeste, que terá 17 quilômetros de extensão, ligando o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, no centro da capital. O traçado inclui a futura Estação Dutra e atravessa bairros como Jardim Japão e Vila Maria.

A companhia habilitou recentemente três consórcios para executar três trechos simultâneos da linha, cada um com seu próprio tatuzão. As obras devem começar em meados de 2027, após a assinatura dos contratos e a obtenção das licenças necessárias.

A entrega da nova linha está prevista para ocorrer na próxima década.

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus