Nova conexão do monotrilho no Ipiranga começa a ganhar forma

Ewerton Ecszeivier

A futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata deve estabelecer uma conexão importante para os passageiros que vêm da zona leste por meio do monotrilho, que atende os bairros de São Lucas, Sapopemba e São Mateus. A nova parada permitirá integração direta com a Linha 10-Turquesa da CPTM, que por sua vez segue até o centro expandido de São Paulo.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O novo ponto de conexão está em obras e, segundo imagens enviadas pelo leitor Ewerton Ecszeivier, as fundações e estruturas do prédio da estação começaram a surgir ao lado da antiga parada ferroviária, que deve ser demolida:

Ewerton Ecszeivier

Via elevada

A futura estação Ipiranga está sendo implantada no sentido oeste da Linha 15-Prata, dentro de um projeto que prevê a construção de 1,8 km de via elevada.

Na via permanente, já é possível observar seis pares de vigas-guia instalados ao lado da Linha 10. Mais adiante, fora do alcance das imagens, seguem os trabalhos de fundação dos pilares próximos à Comunicação de Via Prudente.

No total, serão instaladas 110 vigas ao longo desse trecho. Cada peça exige precisão milimétrica tanto na fabricação quanto na colocação, já que pesa cerca de 70 toneladas e mede aproximadamente 2 metros de altura por 28 metros de comprimento. Para garantir segurança e acerto durante o içamento, a operação conta com dois guindastes de grande porte, configurados para trabalhar em sincronia, com capacidades de 300 e 275 toneladas.

Ewerton Ecszeivier

A nova estação faz parte da ampliação do monotrilho e, quando estiver concluída, deverá atender até 28 mil passageiros por dia em uma área construída de 10,7 mil m². O projeto inclui dois pavimentos ligados por seis elevadores, 12 escadas rolantes e dois acessos externos, além de um bicicletário com capacidade para 150 vagas.

Tanto a nova estação quanto o trecho elevado estão previstos para ficar prontos até 2027, ano em que o governo promete entregar a expansão da Linha 15, que terá entre suas funções ajudar a desafogar a movimentada estação Vila Prudente.

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus