Metrô de São Paulo convoca Assembleia Geral Extraordinária para avaliar aumento de capital e incorporação de trens
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) convocou seus acionistas para uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a ser realizada no dia 9 de dezembro de 2025, às 15h, na sede administrativa localizada na Rua Boa Vista, 175, Bloco B, 8º andar, na capital paulista. O aviso foi publicado na edição desta terça-feira (18) do Diário Oficial do Estado, no Caderno Empresarial.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A reunião terá como pauta principal a análise e aprovação dos laudos de avaliação contábil elaborados pela empresa Framar Patrimonial Ltda. Os documentos tratam do valor remanescente de 26 trens da frota CAF da Linha 5-Lilás (Frota P), incluindo peças de reposição, e de 17 trens da Frota H, atualmente em operação na Linha 3-Vermelha.
Com base nesses laudos, os acionistas também deliberarão sobre o aumento do capital social do Metrô, que deverá ser integralizado pelo acionista majoritário mediante aporte do valor contábil dos trens avaliados. O procedimento seguirá as normas estatutárias, incluindo o direito de preferência dos acionistas minoritários, que terão o prazo legal mínimo de 30 dias para manifestação.
A ordem do dia prevê ainda a votação da alteração do artigo 3º do Estatuto Social, para atualização do capital social após o aporte, além da possibilidade de discussão de outros temas de interesse da companhia.
A convocação é assinada pelo Metrô e datada de 17 de novembro de 2025.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus





