Na semana passada, o Via Trolebus antecipou que mudanças no edital de licitação do lote ABC–Guarulhos podem abrir caminho para uma alteração de modal na futura Linha 14-Ônix, projeto que prevê a ligação entre o ABC e Guarulhos.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O texto revisado pelo governo estadual inclui agora uma brecha que permite ao futuro operador substituir o VLT originalmente previsto no eixo que atravessará a Zona Leste por outro meio de transporte equivalente ou com maior capacidade. No entanto, os planos oficiais não mencionam a implantação de um corredor de ônibus nem de um veículo leve sobre pneus (VLP), conforme apontado em reportagem do jornalista William Moreira, do portal MetrôCPTM.
A hipótese de adoção de um BRT surgiu pelo fato de ambos os sistemas terem capacidades semelhantes, mas o levantamento mostra que a operação da Linha 14 deve continuar projetada para um modal sobre trilhos.
O governo do Estado prevê lançar o leilão das duas linhas em 2026, e o primeiro trecho da Linha 14 — entre o ABC e Jardim Helena — pode finalmente avançar na próxima década.






