Um novo passo foi formalizado no processo de adequações do trecho ferroviário compartilhado entre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a MRS Logística S.A. O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou, nesta segunda-feira (17), o extrato do terceiro termo de aditamento ao convênio firmado entre as duas empresas.
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O documento, datado de 12 de novembro de 2025, refere-se ao processo nº 0563224081 e inclui o Plano de Trabalho 06 nas ações previstas para o projeto de segregações e melhorias no trecho central utilizado por ambas as operadoras. O aditamento contempla o uso compartilhado de linhas, áreas, estruturas, equipamentos e serviços necessários para garantir o avanço das intervenções.
Segundo o extrato, o novo plano tem valor de R$ 6.796.768,58 e está vinculado ao Programa de Trabalho 26783370727310000, sob a natureza de despesa 449051. O parecer técnico que embasa a inclusão — GRJ nº 495 — foi emitido em 23 de outubro de 2025.
A cooperação entre a CPTM e a MRS é considerada estratégica para adequar a infraestrutura ferroviária da região central, onde circulam tanto trens metropolitanos de passageiros quanto composições de carga. O objetivo das intervenções é aprimorar a operação conjunta, reduzindo conflitos de tráfego e garantindo mais eficiência e segurança no atendimento às duas frentes de transporte.
O trecho é entre a Mooca e a Barra Funda, onde não será construída uma via dedicada aos trens de carga, diferente do trecho entre Rio Grande da Serra e Mooca e entre Barra Funda e Campinas.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus






