O projeto da Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos ao centro da capital, avançou mais uma etapa. O Metrô de São Paulo habilitou três consórcios responsáveis pelas propostas de menor valor para execução dos lotes da obra, que somam R$ 18,6 bilhões. A decisão abre caminho para a fase de recursos das demais concorrentes antes da assinatura dos contratos.
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O lote considerado mais complexo, o Lote 03, recebeu proposta de R$ 6,9 bilhões. Ele abrange a área central da capital, onde estão previstas conexões com outras linhas em estações estratégicas, como São Bento e Anhangabaú. Já o Lote 02 — trecho entre Guarulhos e a Zona Norte, incluindo o pátio Vila Medeiros — teve proposta de R$ 6,7 bilhões. Ambos os lotes têm consórcios liderados pela Odebrecht (OECI) habilitados pelo Metrô.
No Lote 01, que compreende todo o trecho dentro de Guarulhos, o consórcio liderado pela PowerChina (Yellow River) apresentou a proposta mais competitiva: R$ 4,98 bilhões, garantindo sua habilitação pela companhia.
A expectativa é que, após a análise dos recursos e a emissão das licenças necessárias, as obras possam começar em meados de 2027.
Como será a Linha 19-Celeste
A futura linha terá 17,6 km, com 15 estações, e deve melhorar a mobilidade entre Guarulhos, a Zona Norte e o centro de São Paulo.
Pontos atendidos
- Bosque Maia (Guarulhos): área central da cidade, perto de comércios e terminais.
- Jardim Julieta e Vila Maria: bairros residenciais e industriais da Zona Norte.
- Centro de São Paulo (São Bento e Anhangabaú): regiões de forte atividade financeira, cultural e turística.
Integrações previstas
- Linha 1-Azul (São Bento): acesso direto à linha mais movimentada do sistema.
- Linha 3-Vermelha (Anhangabaú): ligação rápida às zonas Leste e Oeste.
- Linha 2-Verde (futura conexão): facilitará deslocamentos para as zonas Oeste e Sul.
- CPTM – Linha 11-Coral: integração metropolitana planejada para a próxima fase.
A linha pode ficar pronta na década que vem.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus





