Tatuzão da Linha 2 ganha esteira e tem prazo apertado para reinício

Reprodução: redes sociais

Em junho deste ano, a tuneladora Cora Coralina, que escava a extensão da Linha 2-Verde até a Penha, concluiu sua primeira fase de trabalho, quando escavou cerca de 4 quilômetros entre o Complexo Rapadura e a região de Vila Prudente.

Em seguida, o equipamento, popularmente conhecido como tatuzão — o maior do tipo na América Latina — passou a ser desmontado e remontado na Penha, de onde partirá em breve para seu ponto final, que será justamente o local de partida anterior, o Complexo Rapadura.

Reprodução: redes sociais

A última atualização sobre o grande equipamento indica que a esteira responsável pela retirada do material escavado já foi instalada. À medida que o tatuzão avança pelo solo, os materiais são transportados por essa esteira até o ponto de partida da tuneladora.

Prazo de retomada começa a ficar apertado

O grande tatuzão tem prazo inicial para retomar os trabalhos ainda neste mês, segundo apurou o site. Ou seja, restam pouco mais de quinze dias para o maquinário voltar à ativa e dar continuidade à escavação da linha que passa sob a Avenida Paulista.

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A estimativa é que a tuneladora chegue novamente ao Complexo Rapadura em novembro de 2026, após abrir mais 4 quilômetros de túneis. Essa etapa permitirá a conclusão das escavações, seguida da instalação dos trilhos e sistemas.

A primeira fase da obra, entre Vila Prudente e Vila Formosa, tem previsão de entrega em 2027. Já a segunda fase, que liga Vila Formosa à Penha, deve ser concluída em 2028.

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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