A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) determinou o monitoramento contínuo do plano de ação apresentado pela concessionária NEXT Mobilidade, responsável pela implantação do corredor BRT ABC. A medida consta na Deliberação nº 616, publicada na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial do Estado de São Paulo.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com o documento, o Plano de Ação Complementado — que trata da recuperação dos atrasos nas obras do BRT ABC — foi analisado e recebeu parecer técnico favorável da Superintendência de Transportes Coletivos (SUCOL). O plano está registrado nos processos eletrônicos SEI nº 0086277662 e nº 0086277664.
A decisão do Conselho Diretor da ARTESP, tomada em sua 1172ª reunião ordinária, determina que a SUCOL deverá acompanhar de forma permanente a execução das medidas previstas e apresentar um relatório detalhado em 30 dias, a ser submetido novamente à deliberação do colegiado.
O texto reforça ainda que toda a instrução processual foi ratificada, e que cabe à ARTESP garantir o cumprimento dos prazos e ações estabelecidas no plano, em busca de acelerar o andamento das obras.
O BRT ABC, que ligará cidades como São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo, é um dos principais projetos de transporte coletivo de média capacidade da região metropolitana, e sua implantação tem enfrentado atrasos sucessivos desde o início das obras. O Governador Tarcisio de Freitas chegou a falar em rompimento do contrato por conta da demora nas obras.
O BRT foi anunciado no lugar da finada Linha 18-Bronze do Metrô, mais barato, porem com menor capacidade. O corredor foi anunciado em 2019, e até hoje não saiu do papel.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus





