A Prefeitura de Curitiba, por meio da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), iniciou uma nova etapa de testes com ônibus elétricos no transporte coletivo da capital paranaense. O mais recente modelo em avaliação é o Ankai OE-6, fabricado pela montadora chinesa Ankai, integrante do grupo JAC Motors.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O veículo, identificado como XY054, está operando com passageiros na linha 266 – Estribo Ahú, que liga os bairros Boa Vista, Centro Cívico e o Centro. O período inicial de testes foi estabelecido em 60 dias, podendo ser estendido para outras linhas conforme a necessidade de ampliar a análise de desempenho.
De acordo com o gestor da área de especificação e inspeção de frota da Urbs, Celso Lúcio, o modelo possui 6,7 metros de comprimento, capacidade para 27 passageiros, ar-condicionado e autonomia de até 250 quilômetros por carga. Atualmente, a linha transporta cerca de 490 passageiros por dia.
O Ankai OE-6 é um ônibus 100% elétrico e silencioso, que reforça o compromisso de Curitiba em reduzir as emissões de poluentes e promover uma mobilidade mais sustentável. A iniciativa integra as ações do Plano de Mobilidade Urbana e está alinhada com as metas da nova concessão do transporte coletivo, que prevê a renovação gradual da frota por veículos de baixa emissão.
Atualmente, sete ônibus elétricos já adquiridos pela Prefeitura circulam pela cidade — seis na linha Interbairros I (nos sentidos horário e anti-horário) e um na linha Água Verde. Dentro do novo contrato de concessão, está prevista a aquisição de 250 ônibus elétricos nos próximos cinco anos.
Desde 2023, Curitiba vem testando diferentes modelos elétricos de várias fabricantes. Esses testes, realizados por meio de Chamamentos Públicos da Urbs, têm como objetivo avaliar autonomia, conforto, eficiência e desempenho operacional em condições reais.
Com essas ações, a capital paranaense se consolida como uma das cidades pioneiras na transição para frotas elétricas no transporte público brasileiro. Entre os modelos já avaliados estão veículos das marcas BYD, Marcopolo, Volvo, Mercedes-Benz, Volkswagen e Ankai, incluindo versões comuns, padron, articuladas e biarticuladas.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus







