O track switch é um equipamento que permite que os trens do monotrilho troquem de via — assim como ocorre nas ferrovias com o aparelho de mudança de via (AMV). No caso do monotrilho, o dispositivo é composto por grandes vigas-guia metálicas que se movimentam de acordo com a rota programada do trem.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com imagens enviadas pelo leitor do Via Trolebus, André Vicente Dal Col, um desses maquinários está sendo instalado no elevado da Marginal Pinheiros. O local, que abriga esses equipamentos — conhecidos como deck switch —, fica após a Estação Morumbi e será utilizado pelos 14 trens da linha para manobras após o desembarque dos passageiros.
Como não há área de manobra entre as futuras estações Chucri Zaidan e Morumbi, as composições deverão desembarcar os passageiros na integração com a Linha 9-Esmeralda, seguir até o ponto onde estão sendo instalados os equipamentos, realizar a manobra e depois retornar nos sentidos Aeroporto de Congonhas e Washington Luís.
O aparelho mostrado na imagem é o X27, código usado para identificar os equipamentos. No trecho que deve ser inaugurado no próximo ano, estão previstos cinco track switches, sem contar os aparelhos instalados no Pátio Água Espraiada. São eles:
- X22 – permite a entrada e saída do pátio para trens que vêm ou vão em direção a Jabaquara;
- X23 – possibilita a entrada e saída do pátio dos trens que seguem no sentido São Paulo–Morumbi;
- X24 – será utilizado para manobras antes da Estação Aeroporto de Congonhas;
- X25 – possibilita a movimentação dos trens do trecho principal para o ramal até Congonhas;
- X26 – permite a manobra dos trens que vêm do Aeroporto e precisam mudar de sentido para seguir em direção ao pátio ou a Jabaquara.
Veja o esquema de vias:
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus




