O 5º Boletim Informativo do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo Ministério das Cidades em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aponta um conjunto de novos projetos de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) previstos para a Região Metropolitana de Salvador (RMS). As propostas somam 89,5 quilômetros de novas linhas e investimentos que ultrapassam R$ 10 bilhões, com o objetivo de ampliar a oferta de transporte público sobre trilhos e fortalecer a integração metropolitana. Os investimentos são projetados para até o ano de 2054.
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Entre os projetos destacados, está a implantação dos trechos 2 e 3 do VLT de Salvador, que ligarão Paripe a Águas Claras e Águas Claras a Piatã, totalizando 18 quilômetros de extensão e R$ 2,017 bilhões em investimentos. O projeto prevê a conexão direta entre a região do Subúrbio Ferroviário e a orla atlântica, ampliando a cobertura do sistema em áreas densamente povoadas.
Outro destaque é a expansão norte do VLT, que interligará Salvador a Camaçari, com 30 quilômetros de extensão e R$ 2,504 bilhões em investimentos. A iniciativa tem potencial para fortalecer o eixo industrial e logístico da RMS, além de promover maior integração entre os municípios.
O estudo também menciona a extensão do VLT entre Calçada, Comércio e Lapa, com 4,8 quilômetros de novos trilhos e R$ 1,061 bilhão em aportes, além de um projeto de VLT em Lauro de Freitas, que prevê 7,3 quilômetros e R$ 825 milhões em investimentos.
Outro projeto de grande porte é o VLT da Orla, que ligará o Aeroporto de Salvador até a Barra, em um trajeto de 26 quilômetros e R$ 2,912 bilhões de investimento previsto. A linha deverá atender bairros turísticos e residenciais ao longo da costa, conectando-se a outros modais já existentes, como o metrô e linhas de ônibus metropolitanas.
Por fim, o plano contempla o VLT San Martin, com 3,4 quilômetros de extensão e R$ 682 milhões em investimentos, voltado à melhoria da mobilidade urbana em uma das regiões mais movimentadas da capital baiana.
Com todos os projetos em operação, o sistema de VLT da Região Metropolitana de Salvador poderá ultrapassar quase 90 quilômetros de extensão, consolidando-se como um dos maiores sistemas de transporte leve sobre trilhos do país, com forte impacto na mobilidade, na redução das emissões e na integração urbana.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus







