Conheça a estação de metrô na Avenida Regente Feijó

Reprodução: Google Mapas

O projeto da Linha 16-Violeta do Metrô de São Paulo segue em fase de consulta pública, etapa que antecede o leilão de concessão previsto para 2026. Com entrega estimada para 2035, a nova linha ligará inicialmente a Estação Teodoro Sampaio, em Pinheiros, até Abel Ferreira, na zona leste da capital paulista.

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Entre as paradas previstas está a Estação Regente Feijó, que será construída entre as Avenidas Regente Feijó e Vereador Abel Ferreira, no Jardim Anália Franco. O local é caracterizado por intenso movimento de veículos e grande concentração de comércios, serviços e edifícios residenciais de médio e alto padrão, o que reforça a importância da nova estação para a mobilidade da região.

De acordo com o projeto divulgado, o terreno destinado à obra será delimitado pelas Ruas Guandu, José Ribeiro e Professor Jerônimo Azevedo, além das avenidas citadas. Parte das áreas desapropriadas será usada para apoio à construção, implantação de acessos e paisagismo. A relação de imóveis inclui pequenas praças, uma concessionária, um estacionamento, um restaurante, estabelecimentos comerciais e residências unifamiliares.

Local da estação:

A Estação Regente Feijó será totalmente subterrânea e contará com três acessos. O principal ficará entre as Avenidas Regente Feijó e Vereador Abel Ferreira, com dois acessos adicionais em lados opostos, conectados por passarelas elevadas. A estrutura interna será composta por mezaninos superiores e inferiores, com escadas fixas, rolantes e elevadores para facilitar a circulação vertical dos passageiros.

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O hall de bilheterias ficará em um nível inferior ao mezanino superior, distribuindo o fluxo de usuários até as plataformas. Cada plataforma será lateral, com 5 metros de largura e 132 metros de comprimento, projetadas para garantir segurança e conforto, inclusive em situações de emergência.

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Para a evacuação, cada plataforma contará com um elevador, quatro escadas rolantes, duas escadas fixas e uma escada pressurizada destinada à rota de fuga.

As salas técnicas serão instaladas em um edifício integrado à estação, com acesso pela Avenida Vereador Abel Ferreira. O espaço abrigará transformadores, geradores, salas de média e baixa tensão, baterias, ventilação e equipamentos eletrônicos, além de escadas de emergência nas extremidades.

Com a Linha 16-Violeta, o Metrô de São Paulo pretende reforçar a integração leste-oeste da cidade, oferecendo mais uma opção de transporte rápido e sustentável para uma das áreas mais densas da capital.

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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