Linha 17 soma seis trens entregues, e prazo apertado para inauguração

Hansa Meyer Global Transport Brasil

A Linha 17-Ouro do monotrilho recebeu seu sexto trem novo no Pátio Água Espraiada, segundo publicação da empresa Hansa Meyer Global Transport Brasil. A companhia é, provavelmente, responsável pelo transporte dos trens entre o Porto de Santos e o pátio de manutenção, que servirá como base operacional da linha que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária de São Paulo.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O novo trem faz parte de um lote de 14 composições fabricadas na China pela BYD, destinadas à operação nos quase 7 quilômetros do trecho da Linha 17-Ouro. As obras foram iniciadas em 2012, mas o projeto ainda não entrou em operação.

Hansa Meyer Global Transport Brasil

Frota mínima e prazo apertado

Segundo apuração do site, entre seis e oito trens seriam suficientes para garantir o funcionamento da Linha 17 em horário integral, das 4h40 à meia-noite, assim como nas demais linhas do metrô e monotrilho. Antes disso, no entanto, será necessário realizar testes com passageiros, fase conhecida como operação assistida, que o governador Tarcísio de Freitas prometeu iniciar em março de 2026. A operação comercial plena está prevista para o segundo semestre do mesmo ano.

Entretanto, os testes em via ainda não começaram em todos os trechos. Não há relatos de trens circulando nas áreas da Marginal Pinheiros nem nas proximidades do Aeroporto de Congonhas, o que torna o cumprimento do cronograma cada vez mais desafiador.

A Linha 17-Ouro deverá transportar até 100 mil passageiros por dia quando estiver em plena operação.

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus