Depois do Paraná anunciar testes com o chamado Bonde Digital, e de São Paulo e Rio de Janeiro manifestarem interesse na tecnologia que consiste em um trem sem trilhos, outro estado também avalia o uso do meio de transporte que, por muitos leitores deste site, é apelidado de “ônibus gourmetizado”.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com o Jornal do Commercio, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, citou o “trem sobre pneus”, que teria capacidade para transportar até 230 passageiros. A tecnologia pode ser adotada na Região Metropolitana do Recife.
A governadora defende a proposta como uma alternativa mais barata que o metrô ou o VLT tradicional, já que não requer infraestrutura de trilhos — sendo, segundo ela, uma estratégia possível para a expansão da rede de transporte na Grande Recife.
Em relação à opção pelo metrô, no entanto, Lyra não explica como um sistema de média capacidade, como o VLP ou o VLT, poderia substituir um de alta capacidade, como o metrô. As diferenças de carregamento são expressivas: enquanto os primeiros transportam entre 15 mil e 30 mil passageiros por hora/sentido, o segundo pode chegar a 60 mil passageiros por hora/sentido.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus




