De tempos em tempos, o morador de Diadema volta a ouvir promessas de que o Metrô ou um trem metropolitano chegará à cidade. Nesta semana, por exemplo, uma emenda à proposta orçamentária do Estado prevê recursos para aprofundar os estudos da futura Linha 25-Topázio da CPTM, que deve ligar Santo André a Embu das Artes, passando por Diadema.
Caso o projeto saia do papel, a nova linha contará com integrações na Estação ABC, conectando-se à Linha 10-Turquesa, e em Jurubatuba, com a Linha 9-Esmeralda.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Nos últimos anos, outras propostas também chegaram a considerar ligações diretas entre São Paulo e Diadema. Entre elas, a extensão da Linha 17-Ouro, que ainda não foi inaugurada, e a expansão da Linha 1-Azul, que voltou a ser cogitada recentemente.
De acordo com informações apuradas pelo Via Trolebus, o governo estadual estuda conceder as linhas mais antigas do Metrô à iniciativa privada, com a possibilidade de incluir novas extensões nos contratos.
No caso da Linha 3-Vermelha, existe a expectativa de que uma futura concessão inclua a extensão até Água Branca, permitindo a ligação com o novo hub ferroviário da Zona Oeste. Já para a Linha 1-Azul, a ideia em análise seria ampliar o ramal até o Jardim Miriam, como já citado pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, ou até mesmo chegar a Diadema. Um mapa divulgado pela Secretaria de Parcerias e Investimentos- SPI já prevê uma eventual extensão.
Segundo o site da SPI, o plano é que o processo de concessão das linhas antigas — com as respectivas novas ligações previstas — tenha audiências públicas, lançamento de edital e leilão ao longo de 2026.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus






