Estação mais profunda da América Latina começa a ganha prédio tecnico

Divulgação: Linha Uni

A estação de metrô mais profunda da América Latina está em construção em São Paulo. Trata-se da Estação Itaberaba–Hospital Vila Penteado, da Linha 6-Laranja, que deve alcançar mais de 65 metros de profundidade, superando a marca da atual recordista, a Estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás, que possui 41,5 metros.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Com exatos 65,71 metros de profundidade, a nova estação está 60,09% concluída, segundo informações divulgadas pelo site da Linha Uni, concessionária responsável pela construção e futura operação do eixo metroviário que ligará as estações Brasilândia e São Joaquim.

Divulgação: Linha Uni

O traçado do túnel foi projetado para ser o mais reto possível, garantindo um gradiente suave, limitado a 4% de inclinação. Essa configuração técnica é necessária para que o percurso mantenha um alinhamento praticamente horizontal, mesmo com a necessidade de transpor obstáculos como o Rio Tietê, edificações e outras linhas de metrô — o que exige que as estações sejam construídas em maior profundidade.

Divulgação: Linha Uni

A futura estação também começou a receber o edifício técnico, que está sendo instalado ao lado do poço principal, de acordo com a concessionária responsável pela obra.

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus