O Metrô de São Paulo já recebeu aproximadamente 13 trens da nova Frota S, que será destinada à operação na Linha 15-Prata do monotrilho. Conforme o relatório mais recente, está em andamento a montagem do último trem, o 19º (S46), na fábrica localizada na China.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A previsão do Metrô é de que toda a frota seja entregue até o próximo ano. Parte dos trens já passa por testes, como a composição S30, que chegou a atingir a velocidade máxima da linha, de 80 km/h.
Os novos trens estão sendo fabricados pela parceria PATS — formada pelas empresas Alstom e CRRC — e contam com tecnologia de condução totalmente automatizada no padrão GoA4/UTO (Unattended Train Operation), o mesmo utilizado na Linha 4-Amarela. Isso significa que as composições operam sem a necessidade de condutor a bordo.
Entre os recursos embarcados, estão câmeras de vigilância, iluminação em LED e um sistema inteligente de gestão de energia, que contribui para maior segurança e conforto dos passageiros.
As novas composições serão empregadas para reforçar a operação da Linha 15-Prata, que segue em expansão em duas frentes: de Vila Prudente até Ipiranga e de Jardim Colonial até Jacu-Pêssego.



