A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, em sessão realizada nesta quinta-feira (23), o projeto de lei que autoriza a substituição dos corredores de BRT das linhas Transcarioca e Transoeste por sistemas de transporte sobre trilhos ou pneus.
A proposta, elaborada pela prefeitura, prevê a implantação de VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) ou VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) — este último considerado uma opção mais econômica, mas com capacidade equivalente, segundo o próprio governo municipal.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Embora ainda não haja um cronograma definido, a estimativa é que toda a conversão dos corredores de BRT leve cerca de 45 meses, com a possibilidade de início de operação parcial em aproximadamente metade desse período.
O texto, que agora segue para sanção do prefeito Eduardo Paes, também contemplava inicialmente a expansão das linhas de VLT do Centro em direção a São Cristóvão. Durante a votação, os vereadores aprovaram emendas que autorizam a extensão futura dessas linhas até a Ilha do Governador, na Zona Norte, e Botafogo, na Zona Sul da cidade.





