Rio fala em VLT ou trem sem trilhos até São Cristóvão

A Prefeitura do Rio divulgou novos detalhes de um novo ramal de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou VLP (Veículo Leve sobre Pneus) que deve atender ao bairro de São Cristóvão.

As informações foram apresentadas durante um evento chamado Caminhos do Rio, e talvez a novidade mais relevante seja que o poder público cogita implantar o chamado Bonde Digital Urbano (BUD), também conhecido como Autonomous Rail Rapid Transit (ART) — popularmente chamado nas redes sociais de “trem sem trilhos” ou, por alguns leitores, de “ônibus que parece trem”.

O meio de transporte deve ser testado na Região Metropolitana de Curitiba, e vem sendo notado por ao menos sete capitais brasileiras. Uma delas é São Paulo, que também estuda a tecnologia em projetos de trem leve.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A publicação do jornal O Globo que trata do projeto já aponta, de início, que o trem sem trilhos é uma opção mais barata. O sistema pode partir do Terminal Gentileza — que foi construído com uma plataforma já voltada para São Cristóvão — e percorreria todo o bairro, em um trajeto de 5,2 quilômetros.

A nova linha ainda cruzaria a Feira de São Cristóvão, passaria pela Quinta da Boa Vista, Bioparque e desceria até a estação de São Cristóvão, que se tornará um grande ponto de integração entre trem, metrô e ônibus. O meio de transporte também pode passar pela Leopoldina e cruzar a Avenida Francisco Bicalho para chegar à Praia Formosa.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus