Terminal da VLI movimenta 285 mil toneladas e alcança marca inédita

A VLI — empresa de soluções logísticas que atua com ferrovias, portos e terminais — registrou em setembro o maior volume mensal de desembarque de fertilizantes de sua história no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado no litoral paulista. Foram 285 mil toneladas de cargas importadas, provenientes da América do Norte, Oriente Médio e China, destinadas a polos estratégicos do agronegócio nacional, como Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Reconhecida como a maior transportadora ferroviária de fertilizantes do país, a VLI é responsável por 90% do transporte de enxofre, rocha fosfática e amônia realizados por ferrovia no Brasil.

O Tiplam integra o Corredor Sudeste da companhia, rota logística que conecta os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, permitindo o escoamento e recebimento de cargas agrícolas e industriais. Para ampliar a capacidade operacional, a VLI concluiu em maio o aumento do calado dos berços do terminal, o que possibilitou a atracação de navios de maior porte. O investimento já mostrou resultados: recentemente, o terminal recebeu o maior carregamento individual de insumos para fertilizantes de sua história, com 72,6 mil toneladas em uma única embarcação.

“Mais que um registro numérico, a movimentação recorde no Tiplam reflete nosso compromisso com o atendimento aos clientes do setor e nossa contribuição para o agronegócio brasileiro, desde o plantio até a exportação. Seguimos focados em segurança e excelência operacional para gerar valor e resultados cada vez mais expressivos”, afirmou Gabriel Fonseca, gerente-geral Comercial de Grãos e Fertilizantes da VLI.

Além do Corredor Sudeste, a empresa também movimenta fertilizantes por outros dois eixos logísticos. O Corredor Leste conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo, por meio da Ferrovia Centro-Atlântica — operada pela VLI — e da Estrada de Ferro Vitória a Minas, na qual a companhia está em processo de transição para atuar como Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C). Já o Corredor Norte liga o Tocantins aos portos de São Luís (MA), utilizando o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul e a Estrada de Ferro Carajás, onde a VLI circula por direito de passagem.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus