Linha 14-Ônix pode ter dois tipos de estações: algumas serão “paradas”

Imagem gerada por IA

O projeto da Linha 14-Ônix prevê inicialmente a ligação entre Santo André e a Zona Leste de São Paulo. O traçado deve contar com 11,4 km em nível, 9,2 km subterrâneos e 7 km elevados. A previsão é que até 2035 esteja concluído o trecho entre as futuras estações ABC e Hospital Jardim Helena.

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A consulta pública do chamado Lote ABC–Guarulhos trouxe documentos atualizados, entre eles o Anexo II.A – Diretrizes para Empreendimentos Civis, que aponta a possibilidade de dois tipos de estações, sendo que parte das 15 paradas previstas poderá ser classificada como paradas de pequeno porte.

Fonte: Secretaria de Parcerias e Investimentos

O documento descreve os seguintes tipos:

  • Tipo 1 – Estação de pequeno porte (parada): destinada a locais com menor demanda, de até 5.500 passageiros na hora pico. Essas estações não terão salas operacionais ou técnicas e não contarão com equipe fixa de funcionários.
  • Tipo 2 – Estação de grande porte: projetada para atender demanda superior a 5.500 passageiros na hora pico, com infraestrutura operacional completa, abrigando equipes de operação, segurança e limpeza.

Intervalo e velocidade média

O estudo também indica que, nos horários de pico, os VLTs devem circular com intervalos de até 4,5 minutos, atingindo velocidade média de 24 km/h.

Está prevista a aquisição inicial de 39 composições para atender os três trechos mandatórios, conforme o nível de oferta, conforto e qualidade de serviço exigidos no projeto.

leilão do Lote ABC–Guarulhos está previsto para fevereiro de 2026, e a assinatura do contrato deve ocorrer em junho do mesmo ano.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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