Nesta segunda-feira, 20 de outubro de 2025, o Via Trolebus revelou que o trecho da nova Linha 14–Ônix, entre o Hospital Jardim Helena, em São Paulo, e Bonsucesso, em Guarulhos, deixou de ser obrigatório e prioritário na futura concessão. As informações constam em um documento atualizado na consulta pública da PPP intitulada Lote ABC–Guarulhos.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Com a mudança, o trecho que deve sair do papel inicialmente será entre Santo André e o Hospital Jardim Helena, dividido nas seguintes etapas:
- Entre Hospital Jardim Helena e Jardim Itápolis, com previsão de entrega em 2032;
- Entre Jardim Itápolis e A.E. Carvalho, com previsão de entrega em 2033;
- Entre A.E. Carvalho e Hospital Jardim Helena, com previsão de entrega em 2035.
Trecho contingente com demanda maior que o prioritário
O mesmo documento revela que o trecho entre Hospital Jardim Helena e Bonsucesso teria demanda maior que o primeiro segmento previsto para implantação, entre Hospital Jardim Helena e Jardim Itápolis. O primeiro trecho (Jardim Helena–Bonsucesso) deve atender cerca de 26 mil passageiros por dia, enquanto o segundo, previsto para 2032, deve receber 20 mil passageiros por dia.
A atualização também contempla a implantação de um novo pátio principal na região do ABC.
Otimização do cronograma
De acordo com o documento, a mudança segue o princípio de otimização do cronograma de implantação, a partir da redução da extensão do trecho mandatório, priorizando áreas que atendem parcela significativa da demanda. No caso do trecho Jardim Itápolis–A.E. Carvalho, a estimativa é de 105 mil passageiros por dia, enquanto o trecho A.E. Carvalho–Hospital Jardim Helena deve movimentar 64 mil passageiros por dia.






