O Estado de São Paulo poderá custear parte da frota de novos trens da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), mesmo que o serviço seja concedido à iniciativa privada.
A informação consta em uma apresentação sobre o Lote ABC–Guarulhos, que foi atualizada e está disponível para consulta pública. A Linha 10 deve ser concedida em conjunto com a Linha 14–Ônix, e os documentos também revelaram que o trecho da Linha 14 até Guarulhos deixou de ser obrigatório para o futuro concessionário.
Novos trens da Linha 10
O documento detalha que a concessionária receberá 28 trens operacionais no início da etapa de operação assistida. São 15 trens da Série 7000, que serão temporariamente cedidos e posteriormente devolvidos ao poder concedente, além das composições das séries 7500 e 2070.
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O novo concessionário deverá adquirir 21 novos trens, que entrarão em operação até 2030, com o objetivo de substituir a frota 7000 e atender à futura demanda da linha. A nova versão do projeto ampliou o número de composições previstas, uma vez que a Linha 10 foi estendida até a Barra Funda — inicialmente, eram previstos 16 trens.
Outra novidade é a aquisição de até 13 novos trens pelo Poder Concedente até 2040, destinados a descontinuar as séries 2070 e 7500. A compra deve seguir um plano de aquisição a ser elaborado pela concessionária em 2036, o que indica que essas frotas serão gradualmente retiradas de circulação.
O leilão do Lote ABC–Guarulhos está previsto para fevereiro de 2026, e a assinatura do contrato deve ocorrer em junho do mesmo ano.







