O trecho da Linha 14-Ônix da CPTM até Guarulhos deixou de ser considerado prioritário e passou a ser classificado como contingente, segundo o edital de licitação do Lote ABC–Guarulhos, que trata da concessão da nova linha com potencial para ligar Guarulhos a Santo André, além da Linha 10-Turquesa da CPTM. Uma nova versão dos documentos foi disponibilizada pelo governo estadual.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com os documentos, o trecho prioritário agora compreende o percurso entre Hospital Jardim Helena e ABC. Já o trecho entre Hospital Jardim Helena e Boncucesso, assim como estava condicionado o segmento entre ABC e Jardim Irene, passou a ser enquadrado como investimento contingente. Este termo se refere a um compromisso que depende de um evento futuro incerto para se tornar exigível. Em outras palavras, o investimento só se concretiza se uma condição específica ocorrer.
Por outro lado, segundo ainda o mesmo documento, haverá uma integração imediata com a Linha 10, com novo sentido de implantação entre ABC e o Hospital Jd. Helena. O trecho ABC-Jardim Itapolis pode ser entregue em 2032, enquanto o trecho até AE Carvalho em 2033 e até o Hospital Jardim Helena em 2035.
Frota
O documento atualizado também apresenta novidades sobre a frota do VLT da Linha 14, prevendo um nível de oferta de cerca de 6 mil passageiros por hora no pico, com índice de conforto de 6 passageiros por metro quadrado e intervalo médio de 4,5 minutos. A frota estimada é composta por 39 novas composições.
O leilão do Lote ABC–Guarulhos está previsto para fevereiro de 2026, e a assinatura do contrato deve ocorrer em junho do mesmo ano.




