Bahia homologa consórcio para sistemas do VLT de Salvador

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) homologou nesta sexta-feira (17) o resultado da Licitação nº 25.005, que define o consórcio responsável pela implantação dos sistemas de telecomunicações, sinalização e controle de trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana. O anúncio foi feito durante cerimônia na Estação da Calçada, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Na ocasião, foi autorizada a convocação do consórcio vencedor para a assinatura do contrato.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O Consórcio Sistemas Salvador foi declarado vencedor após a conclusão da análise técnica da concorrência. O contrato prevê a elaboração dos projetos básico e executivo, além do fornecimento, montagem, instalação, testes e comissionamento dos equipamentos. Esses sistemas serão essenciais para garantir a comunicação entre os trens, o controle centralizado das operações e a segurança da circulação, assegurando mais eficiência, confiabilidade e sustentabilidade ao novo modal que promete transformar a mobilidade em Salvador e na Região Metropolitana.

No trajeto do VLT, serão implantados aproximadamente 72 quilômetros de fibra óptica, que vão conectar os principais serviços públicos aos centros de dados e processamento do Governo do Estado. Essa infraestrutura permitirá maior estabilidade e disponibilidade dos sistemas, reduzindo falhas e agilizando o atendimento à população — o que deve minimizar filas e atrasos em serviços digitais.

Foto: Joá Souza/GOVBA

A iniciativa também prevê o fornecimento de internet de alta velocidade ao longo do percurso do VLT, inclusive em praças públicas, beneficiando a população das áreas atendidas. Dentro dos trens, os passageiros terão acesso à rede wi-fi, podendo se conectar durante as viagens. Além disso, será possível acessar serviços do Governo do Estado, como o Portal do SAC e ferramentas institucionais, diretamente de dispositivos móveis.

Para reforçar a segurança, o sistema contará com cerca de 1.100 câmeras instaladas ao longo do traçado do VLT. As imagens serão integradas à Secretaria de Segurança Pública (SSP) e utilizadas em um sistema de reconhecimento facial que auxiliará as ações de inteligência da Polícia. Uma central de monitoramento específica será criada para acompanhar a operação e garantir a vigilância em tempo integral, inclusive nas estações menos movimentadas, aumentando a sensação de segurança, especialmente para mulheres que utilizam o transporte à noite.

O projeto inclui ainda a implantação de sistemas de sinalização semafórica, com alertas à população sobre a aproximação dos trens, prevenindo acidentes e reduzindo interferências no trânsito. Segundo a CTB, o objetivo é assegurar que os deslocamentos no VLT sejam feitos com mais rapidez, conforto e segurança.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus