A Estação Água Branca deve desempenhar um papel estratégico no transporte metroferroviário, já que, no futuro, será o ponto de conexão entre sete linhas de trem e metrô. A construção, no entanto, ainda não começou, mesmo com o avanço das obras da Linha 6-Laranja, que deve se conectar à malha existente por meio da Linha 7-Rubi.
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O Governo de São Paulo firmou um aditivo com a TIC Trens — concessionária responsável pela operação da Linha 7 — justamente para viabilizar a implantação do novo hub ferroviário e, já a partir do próximo ano, promover a integração entre as duas linhas.
De acordo com o diretor-presidente da TIC Trens, Pedro Moro, faltam autorizações por parte de órgãos federais para o início efetivo dos trabalhos. Moro recebeu nesta segunda-feira veículos especializados em mobilidade, entre eles o Via Trolebus.
“A gente já está com uma dificuldade bastante grande nas áreas da SPU. É só o que falta pra gente poder começar as obras efetivamente. Todas as obras já estão contratadas, o projeto está aprovado, tudo certo, mas ainda não temos as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para ocupar as áreas que estão ali. O Governo do Estado tem feito gestões junto à SPU, mas há uma demora considerável. A expectativa é que, até o final do ano, no máximo, a gente consiga finalmente entrar de vez na área”, afirmou Moro.
A SPU é o órgão do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos responsável pela administração do patrimônio da União.
No futuro, a estação deve abrigar, além das linhas 6-Laranja e 7-Rubi, as linhas 3-Vermelha, 8-Diamante, 9-Esmeralda, e os eixos norte e oeste do Trem Intercidades.








