O que se sabe sobre a linha da CPTM entre Santos e Vale do Ribeira

Imagem elaborada por IA

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) divulgou novos detalhes sobre o projeto que prevê a implantação de uma linha ligando Santos ao Vale do Ribeira. A nova linha poderá aproveitar o traçado de uma antiga ferrovia que ligava as duas regiões.

Trajeto e estações previstas

O projeto contempla 13 estações distribuídas ao longo do trajeto: Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Jacupiranga e Cajati.
As vias existentes nesse percurso serão submetidas a uma avaliação técnica para verificar as condições atuais e, sempre que possível, serão recuperadas com o objetivo de reaproveitar a malha ferroviária já implantada.

Tempo de viagem

A estimativa é que o serviço expresso entre Santos e Cajati tenha duração aproximada de 2 horas e 20 minutos (136 minutos).
O projeto também prevê dois serviços paradores: um entre Santos e Peruíbe, com tempo médio de 48 minutos, e outro entre Peruíbe e Cajati, com 114 minutos de percurso.

Estágio atual do projeto

O projeto está em fase final de elaboração do estudo funcional da ligação Santos–Cajati, que propõe uma nova conexão ferroviária entre o litoral paulista e o Vale do Ribeira, totalizando 223,6 quilômetros de extensão.

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A iniciativa é conduzida pela área de Desenvolvimento e Expansão de Transporte da CPTM e faz parte das ações do Governo do Estado de São Paulo voltadas à inclusão territorial, mobilidade sustentável e desenvolvimento regional.

Estudos em andamento

Atualmente, estão sendo realizados o levantamento topográfico aerofotogramétrico da região — com conclusão prevista ainda para este ano — e os estudos técnicos que embasarão o anteprojeto de engenharia, previsto para começar em dezembro de 2025.
Esse documento servirá como base para a contratação integrada ou uma futura concessão da linha.
A etapa tem como objetivo definir a concepção técnica detalhada do projeto, incluindo suas estruturas, traçado e parâmetros operacionais, antecedendo o projeto executivo e as futuras fases de implantação.

Foto: Jornal Bem-Te-Vi

Demanda prevista

A CPTM estima que o novo trem tenha capacidade para transportar até 32 mil passageiros por dia e movimentar cerca de 600 contêineres diariamente, fortalecendo o transporte de cargas e passageiros entre o litoral e o interior do Estado.
O custo total estimado do empreendimento está entre R$ 19 e 21 bilhões, valor que será detalhado durante a elaboração do anteprojeto de engenharia.

Características do trem

O trem projetado será híbrido, combinando energia elétrica e combustão, o que permitirá maior eficiência energética e menor impacto ambiental.
Além disso, o novo sistema será integrado ao VLT da Baixada Santista e ao futuro Trem Intercidades (TIC) Santos–São Paulo, formando um eixo ferroviário contínuo entre o litoral e a capital paulista.

Benefícios esperados

A Linha Santos–Cajati deve gerar ganhos sociais, econômicos e ambientais expressivos.
Entre os benefícios estão a redução de congestionamentos e acidentes nas rodovias, a diminuição da emissão de poluentes e o aumento da mobilidade nos municípios do Vale do Ribeira.
O novo sistema também promete estimular o turismo, impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável e consolidar um modelo moderno e integrado de transporte regional no Estado de São Paulo.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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