Trem SP-Campinas pode ganhar via dupla para aumentar agilidade

Imagem ilustrativa de um trem da CRRC

A operação do trem entre São Paulo e Campinas, o chamado Trem Intercidades Eixo Norte, está prevista inicialmente para ocorrer em via singela, com pontos de ultrapassagem. Na prática, o sentido prioritário em determinado horário ocupará a via principal, enquanto o sentido contrário deverá aguardar a passagem nos chamados sides.

Esse modelo de operação consta no contrato firmado com a TIC Trens, concessionária responsável pelo projeto, que deve iniciar as obras em 2026 e prevê entregar o serviço até 2031. No entanto, a empresa estuda a implantação de uma segunda via, paralela à principal, o que eliminaria a necessidade dos desvios.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O diretor-presidente da TIC Trens, Pedro Moro, recebeu nesta segunda-feira veículos especializados em mobilidade — entre eles o Via Trolebus — e comentou sobre o estudo para a duplicação da via. Segundo ele, o projeto pode trazer mais agilidade e flexibilidade operacional.

“Com os sides de ultrapassagem, você tem uma operação muito rígida em termos de intervalo praticado. Qualquer interferência que ocorra na via — uma porta, alguém passando mal, um trem retido na plataforma — impacta toda a programação. O contrato de concessão prevê que é possível realizar o estudo e implantar uma via duplicada, desde que sejam atendidos os requisitos estabelecidos”, afirmou Moro.

Trem da série 9500 em Jundiaí – Renato Lobo | Via Trolebus

O diretor-presidente também destacou que o estudo para a segunda via está em andamento e que a ideia é comparar os dois cenários — via singela e via dupla.

“A gente está fazendo esse estudo, um projeto. Não paramos o projeto da via singela com os sides, mas ao mesmo tempo estamos desenvolvendo o projeto de via dupla, até para ter um comparativo entre os dois. É um projeto um pouco mais demorado. O de via singela está praticamente pronto e deve passar por uma análise de viabilidade para implantação.

Esse estudo é muito importante para garantir estabilidade e regularidade na operação de um sistema com horários marcados. Pensando no futuro, a duplicação é fundamental para oferecer mais possibilidades operacionais e flexibilidade no planejamento”, concluiu.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus